As 10 poderosas leis de Augusto Cury para conseguir ser feliz.



O médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro Augusto Cury escreveu o famoso livro ‘10 Leis Para Ser Feliz’. Nós resumimos estas 10 leis, pra lá de interessantes, para você, espia:
1º Lei: contemplar o belo
Pra contemplar o belo não é preciso gastar grana e investir em coisas caras. O que Augusto Cury diz é para aproveitar os pequenos e bonitos momentos do dia a dia: curtir um solzinho, contar piada com os amigos, se aconchegar no sofá com quem se ama e brincar na chuva com as crianças. Apreciar tudo que tem de bonito em sua volta, curtir o que a vida tem de bom!
– Quem despreza essa lei tem uma alegria fugaz, uma emoção superficial, disse Cury.
2º Lei: sono reparador
Descansar é fundamental: segundo o Doutor Cury, muitos erros e decisões equivocados poderiam ser evitados com uma boa noite de sono! Pessoas que dormem mal também são mais irritadiças, impulsivas, explosivas e temperamentais.
– O sono reparador é o sono que renova a energia física e psíquica. É o sono profundo, relaxado, agradável. É o sono que alimenta a tranquilidade e estimula a inteligência. Uma vida feliz começa com um sono feliz.

3º Lei: fazer coisas fora da agenda
Fazer coisas fora da agenda é quebrar a rotina, fazer alguma coisa diferente no seu dia. É ser flexível.
Para quebrar a agenda não é necessário grandes investimentos: basta fazer um caminho diferente para o trabalho, acordar mais cedo para preparar aquele café da manhã especial, ligar para um amigo que você tem saudade... O importante é trazer novidade para a sua vida.
– Liberte-se de suas manias. Seja flexível e alegre. Saia de vez em quando de sua rotina.
4º Lei: exercícios físicos e alimentação saudável
Não basta manter a mente sã, é preciso cuidar bem do corpo também. Quanto mais saudável você for, maior será sua sensação de bem-estar, pois o seu organismo estará funcionando corretamente. E para manter este equilíbrio duas coisas são necessárias: cuidar o que você coloca para dentro do corpo (alimentação) e colocar a ‘máquina’ para funcionar (exercício físico).
– Mas não se esqueça de que muitos fazem uma dieta radical, mas têm uma péssima dieta emocional. ‘Engolem’ todo tipo de problema sem digeri-lo, ficando com o corpo em dia e a alma doentia.
5° Lei: gerenciar a emoção
Gerenciar as emoções é usar a consciência para administrar seus sentimentos negativos, como a raiva, inveja, tristeza ou vergonha. Mesmo nos momentos difíceis, se você tiver controle sobre seus sentimentos, você consegue tirar sempre o melhor de cada situação.
– Não há dois senhores: ou você domina a energia emocional ainda que parcialmente, ou ela o dominará.
6º Lei: gerenciar os pensamentos
Existe uma grande diferença entre pensar e ter pensamentos: quem pensa está no controle da sua mente. Quem só tem pensamentos não consegue controlar e direcionar a mente, ficando refém de lembranças ruins e preocupações desnecessárias.
– Você é senhor ou servo dos seus pensamentos? Raramente encontramos pessoas que sabem gerenciar os pensamentos. Essa lei representa os pilares de uma vida feliz.
7º Lei: proteger os solos da memória
Proteger os solos da memória é cuidar da qualidade dos arquivos conscientes e inconscientes que contêm os segredos da nossa personalidade. É se preservar do registro do medo, do desespero, das mágoas, enfim, do lixo de nossa existência. É também reescrever os arquivos doentios já arquivados.
– Todos se preocupam com os arquivos dos computadores, mas raramente alguém se preocupa com as mazelas e misérias arquivadas em sua memória. Se não protegermos a memória, é possível ter uma vida completamente infeliz, mesmo com uma infância saudável.
8° Lei: trabalhar perdas e frustrações
Trabalhar as perdas e frustrações é ver os problemas de um angulo diferente, aprendendo com cada frustração – e não somente lamentando. A pessoa que consegue fazer isso pode até se abater em algumas situações, mas tem resiliência para levantar e continuar sua caminhada.
– É ter consciência de que a vida é uma grande escola, mas pouco ensina para quem não sabe ser um aluno... É ser um eterno aprendiz. Sem trabalhar perdas e frustrações, a vida alterna-se entre momentos felizes e períodos de profundo sofrimento.
9° Lei: ser empreendedor
Ser empreendedor é assumir riscos para realizar os próprios sonhos, trabalhando duro pelo que se deseja.
– Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.
10° Lei: inteligência espiritual
Dizem que quem dá o sentido para a vida somos nós mesmos. E é exatamente isso que significa ter inteligência espiritual:
– Inteligência espiritual é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. É procurar o sentido da vida, mesmo sendo um ateu, concluiu o doutor.